5 ações para onboarding campeão do novo colaborador

Share on whatsapp

O processo de recrutamento e seleção é uma das áreas de Recursos Humanos em que se investem grandes esforços. No entanto, para além de atrair e contratar a pessoa certa para determinada vaga, já parou para pensar em como vai receber esse novo colaborador na empresa?

Um processo de integração planejado para receber, familiarizar e preparar o novo colaborador é fundamental para que a pessoa possa atingir seu potencial máximo o mais rápido possível. A recepção adequada de novos colaboradores garante mais produtividade, motivação e engajamento.

Por isso, neste artigo, vamos abordar sobre a importância de um bom onboarding de novos colaboradores e como fazer dele uma recepção memorável, confira!

O que é onboarding?

Antes de tudo, é importante esclarecer essa questão. Onboarding é um processo de integração realizado com colaboradores recém-contratados por uma empresa com o objetivo de agilizar sua adaptação à cultura organizacional e métodos de trabalho. A palavra onboarding significa “embarcar” representando a ação de trazer o profissional a bordo.

Mais do que um treinamento, o onboarding é planejado para proporcionar a melhor recepção ao novo talento, incentivar sua socialização e motivá-lo desde o primeiro dia na empresa. Assim, o colaborador atinge seu potencial máximo mais rapidamente e tem mais chances de permanecer engajado.

Se antes as empresas apenas faziam apresentações formais e levavam o recém-chegado para assinar a papelada, atualmente esse processo está muito mais humano e estratégico, acompanhe!

Dicas para onboarding memorável do novo colaborador

1. Faça uma recepção inesquecível

Um dos principais desafios do onboarding é proporcionar uma recepção inesquecível e fazer com que o novo colaborador se sinta acolhido. Por isso, a empresa precisa garantir que as pessoas estejam prontas para receber o profissional no primeiro dia, desde a recepcionista até os colegas de equipe e de outras áreas – e não somente o gestor responsável.

1. Tenha um responsável para acompanhar o colaborador

Duas das principais atividades de onboarding das empresas são definir um colaborador-parceiro e nomear colegas mentores. São os famosos “padrinhos” que ficam responsáveis por acompanhar o profissional recém-chegado e orientá-lo durante as primeiras semanas na empresa. Pesquisas do setor mostram que 87% das empresas que adotam programas de apadrinhamento no onboarding conseguem acelerar a adaptação e treinamento do novo colaborador.

1. Kit de boas-vindas criativo

O Kit de boas-vindas é parte essencial do onboarding e deve incluir itens básicos como, por exemplo, manual do colaborador, materiais de escritório, chaves necessárias, quanto opções criativas como carta de boas-vindas do CEO personalizada, livros de desenvolvimento profissional e brindes com a marca da empresa como moletons, mouse pads, porta-óculos.

1. Estação de trabalho pronta

Uma das principais reclamações dos recém-contratados é a saga para conseguir permissões de acesso e equipamentos assim que chegam à empresa. Levando em conta que o primeiro dia é o principal marco do onboarding, ser recepcionado com a estação de trabalho pronta para ser usada faz toda a diferença. Além de mostrar ao recém-chegado que a empresa leva a sério o processo de integração, esse preparo também permite que o profissional comece a produzir o quanto antes, já que todo colaborador chega à empresa ansioso para executar suas funções e mostrar sua capacidade.

1. Defina metas e métricas de desempenho

O colaborador também deverá ser avaliado durante o onboarding e é essencial que ele saiba exatamente quais são suas metas e métricas de desempenho. Normalmente, os objetivos do primeiro mês estão ligados ao grau de integração e participação nos projetos, mas já é possível ter metas de performance mais claras a partir do segundo mês.

Esperamos que o artigo tenha sido útil.

Clube Ben

Nós do Clube Ben, acreditamos que os colaboradores de uma empresa são a essência das organizações. E é por meio da eficiência de cada um deles que os gestores concretizam suas metas. Oferecer vantagens exclusivas é uma forma eficiente de se aproximar da equipe, além da grande possibilidade de retenção de funcionários.

Desta forma, além de um onboarding memorável, a empresa que acredita na importância do capital humano para o crescimento do negócio pode incluir políticas de benefícios como clube de vantagens, um programa em que são oferecidos muitos descontos em produtos e serviços em áreas como alimentação, saúde, educação, lazer, bem-estar e turismo, que podem fazer o salário render mais no final do mês, além de possibilitar novas experiências.

Quer ter o seu clube?

Esperamos o seu contato. Acesse AQUI.

Até breve!

blogpost 1070

Você também pode gostar de ler...