Comportamento do Consumidor: como identificar e segmentar clientes pelos hábitos de consumo

Comportamento do consumidor
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Os hábitos de consumo são informações valiosas sobre o comportamento do consumidor. Eles formam, de alguma maneira, o perfil deste cliente da empresa. Desta forma, segmentando o mercado, fica mais fácil personalizar campanhas ou focar em estratégias que irão, de fato, agrupar os consumidores semelhantes para todo o tipo de ação e que tenha resultado assertivo. Ou seja, é possível segmentar os clientes pelos seus respectivos hábitos de consumo.

A segmentação de mercado acontece quando dividimos o público em diferentes grupos e segmentos com base em certas características. Os membros desses grupos compartilham características semelhantes e geralmente têm um ou mais de um aspecto comum entre eles. Um dos principais motivos deste processo é criar ações de marketing personalizadas para cada segmento e atendê-los de acordo com as reais necessidades.

Assim, a segmentação de mercado existe principalmente para gerar mais conversões organizando o mercado-alvo de sua empresa em grupos segmentados e, sendo assim, as ferramentas de marketing podem ser mais eficientes com seu tempo, dinheiro e outros recursos.

 

Clube de Descontos

O Clube de Descontos é capaz de segmentar os clientes pelos hábitos de consumo na plataforma. Dentro dos programas de incentivos do Clube Ben, por exemplo, a ideia é aproximar e fidelizar os consumidores de maneira eficiente, incentivando-os a continuar consumindo produtos e serviços em troca dos benefícios exclusivos disponíveis no clube. Desta forma, é possível mapear os respectivos hábitos de consumo pelos caminhos que cada um percorre durante a jornada de compra.

É uma ferramenta de fácil gestão com benefícios reais. Conseguimos, portanto, identificar o que os clientes buscam e compram, com quais empresas se relacionam, além de captar dados no cadastro e manter um relacionamento duradouro oferecendo a melhor experiência aos consumidores durante todo o processo de venda.

Quando dividimos o mercado com base em características-chave e personalizamos estratégias com base nessas informações, há uma chance muito maior de sucesso, sendo que devemos levar em consideração algumas características básicas para categorizar o público. Novamente, assim como nas pesquisas, essas características variam de acordo com seu negócio e objetivo. 

As mais comuns que devemos considerar são: 

  • Hábitos de consumo e uso;
  • Gênero
  • Faixa etária
  • Localização
  • Escolaridade
  • Ocupação

 

Há também um fator importante a se considerar, o qual se denomina “Estilo de Vida”, que pode se definir como o padrão de uma pessoa dentro de seus interesses, opiniões e atividades, envolvendo mais do que sua classe social ou sua personalidade. 

Na verdade, um “Estilo de Vida” define o padrão de ação e de interação da pessoa com a sociedade, identificando o que a pessoa pensa de si mesma, o que pretende ser e como pretende criar sua imagem, como pretende ser vista.

Então, diante de tantos fatores em jogo, é possível direcionar e alcançar clientes. Importante manter a segmentação sempre atualizada, lembrando que para fazê-la de forma eficaz, é indispensável contar com ferramentas que auxiliem nesse processo.

Os sistemas de automação de e-mail, CRMs e os sistemas comerciais são ferramentas potentes que ajudam na integração de todas essas funcionalidades, tornando o processo prático, simplificado e altamente efetivo nos objetivos.

Vale informar que entender o comportamento do consumidor em momentos específicos de novos hábitos também é engajar. A pandemia, por exemplo, acelerou uma nova rotina dos colaboradores: o trabalho em home office. Mapear as necessidades das pessoas em novas situações auxilia no planejamento para um melhor relacionamento. 

Fizemos um ebook com o tema “Engajamento em home office: 6 dicas práticas de ações para o RH” que pretende ajudar o profissional de gestão de pessoas a cuidar do maior patrimônio de uma empresa para que todos trabalhem motivados e engajados sem sair de casa.

 

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Plataforma de Gestão de Benefícios ClubeBen 

A plataforma de gestão de benefícios ClubeBen é a única sem limite de participantes. Intuitiva, com atualizações e melhorias gratuitas. Benefícios reais e customizados e entrada de novos parceiros sem custo adicional.

O ClubeBen também desenvolve projetos e parcerias customizados de acordo com seu negócio ou campanha. Fidelize e engaje seus clientes, assinantes e colaboradores com seu próprio clube de vantagens e benefícios.

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