A Régua de Relacionamento é uma ferramenta que identifica e organiza a melhor maneira de abordar o cliente durante sua jornada de compra. E em nosso novo e-book “Elabore sua Régua de Relacionamento e Conquiste o seu Cliente” você encontra insights poderosos sobre o uso desta estratégia.
A Régua surgiu com o Inbound Marketing, que defende uma comunicação menos invasiva entre empresas e consumidores. Assim, evita se tornar “aquele vendedor insistente” e foca em métodos mais adequados para aumentar a conversão.
Entenda, neste artigo, qual a importância desta estratégia e saiba quais pontos são abordados e aprofundados no nosso e-book. Ao fim, você poderá baixá-lo e aprenderá a elaborar uma régua de relacionamento para usar em seu negócio.
Importância da régua de relacionamento
Construir um bom relacionamento com seus clientes é uma questão de sobrevivência para qualquer empresa nos dias de hoje, já que focar na taxa de fidelização é essencial para manter o crescimento sustentável de todo negócio.
Existem, sim, mercados com baixíssima concorrência, que chamamos de “oceano azul”, mas o cenário comum em que as empresas estão inseridas é de grande disputa pela preferência do público. Consequentemente, eles têm muitas opções de escolha e, como se isso não bastasse, o comportamento do consumidor mudou.
Atualmente, a confiança é um dos fatores mais valorizados pelos consumidores. Em uma pesquisa recente, 53% dos entrevistados classificaram a confiança como o segundo fator mais importante de uma nova marca, atrás apenas do preço.
Ainda na mesma pesquisa, 70% disseram que confiar em uma marca é mais importante hoje do que no passado. Portanto, confiança e relacionamento importam e as empresas que não buscarem estratégias que fortaleçam esses valores, dificilmente se manterão abertas.
Com a leitura do e-book, você entenderá melhor como a Régua de Relacionamentos atua diretamente na entrega de muitos benefícios, tais como:
- Aumento do life value;
- Redução do Churn;
- Variedade de feedbacks;
- Aumento do roi;
- Educação do cliente;
- Lembrança da marca.
Ou seja, os procedimentos realizados por meio da Régua de Relacionamentos aumentam a taxa de retenção e fidelização, ampliando os lucros e criando uma imagem de valor para a marca.
Entenda a gestão de relacionamento com os clientes
A gestão de relacionamento com os clientes é um conjunto de práticas e tecnologias que ajudam a gerenciar e analisar os dados de interação do consumidor com a empresa. Dentre as estratégias deste cenário, a Régua é uma das mais eficientes.
Uma gestão de relacionamento eficiente e bem-sucedida é construída em 4 pilares, explanados abaixo:
1. Pessoas
Este primeiro pilar é considerado o mais importante, já que sem colaboradores engajados e preocupados em oferecer a melhor experiência ao consumidor, torna-se impossível alcançar bons resultados.
Isso quer dizer que a equipe de atendimento ao cliente deve se qualificar para lidar com o consumidor tão bem no mundo virtual como no mundo real. Algumas vezes, essa ação requer revisão da cultura organizacional que precisa estar focada no cliente.
2. Estratégias
Toda empresa necessita elaborar uma estratégia capaz de orientar a empresa no futuro. Sendo assim, o primeiro passo tem como base a realização de uma autoanálise, identificando os pontos fortes e fracos do empreendimento.
Vale destacar que as metas precisam ter objetivos concretos. Desta forma, mensurar os resultados é outra ação fundamental para alcançar o que deseja. Isso quer dizer que todo projeto precisa ser claro, direto e mensurável.
3. Processos
Os processos referem-se aos métodos pelos quais se atinge os objetivos. Portanto, é mais um pilar que precisa ser monitorado com frequência para mantê-lo no caminho certo.
Contudo, eles são mutáveis, visto que se não estiverem funcionando devem ser alterados ou aperfeiçoados. No que se refere ao relacionamento e à conquista da confiança do consumidor, esses processos estão ligados aos responsáveis pelo Customer Success (satisfação do cliente) e pelo atendimento, principalmente.
4. Tecnologia
Como você pode concluir, são muitas informações e vários clientes para atender e entregar a melhor experiência. Portanto, a grande aliada para otimizar todos os procedimentos da gestão de relacionamento é a tecnologia.
O ideal é construir um plano com metas e objetivos claros e, só depois, selecionar os melhores recursos para implantar na estratégia. Mas, com tanta tecnologia disponível, as empresas podem acabar dificultando o relacionamento com seus clientes, ao invés de facilitá-lo.
Por isso, é muito importante que você conheça os principais erros deste setor.
No e-book, além de conferir os 10 principais que separamos, você ainda verá o que fazer para evitá-los.
Régua de Relacionamento melhora a satisfação do seu cliente
Philip Kotler, conhecido como o “pai do marketing”, afirma que “conquistar novos clientes custa entre cinco e sete vezes mais do que manter os já existentes.” Além do custo de aquisição ser maior que o da manutenção, um cliente satisfeito traz muitos benefícios para a empresa:
- Rende propaganda boca a boca;
- Maior cooperação;
- Maior rentabilidade;
- Reduz custos.
Ou seja, um cliente feliz e satisfeito com a experiência de compra e o atendimento que recebeu valoriza a empresa e divulga os feitos positivos. Por isso, vale a pena conhecer e implantar as melhores estratégias de gestão de relacionamento, transformando, assim, seu consumidor em parte integrante do seu negócio e em promotor e defensor da sua marca.
O que você aprenderá sobre Régua de Relacionamento com o e-book
O e-book “Elabore sua Régua de Relacionamento e Conquiste seu Consumidor”, feito pelo time do ClubeBen, busca ajudar você a conhecer melhor o funcionamento desta poderosa ferramenta e te ensina, com um simples passo a passo, a elaborar uma.
Após a leitura, você verá que a régua de relacionamento vai muito além de uma postura simpática. Na verdade, a estratégia foca em tornar a comunicação clara e objetiva entre empresas e consumidores, transmitindo a honestidade da marca e, assim, construindo uma relação de fidelidade. Nele, abordamos os seguintes tópicos:
- O que é a régua de relacionamento;
- 6 benefícios da régua de relacionamento;
- 10 erros mais comuns na gestão de relacionamento e como evitá-los;
- Passo a passo para elaborar uma régua de relacionamento.
Desta forma, a empresa constrói e conquista a confiança de seus clientes, um dos principais valores que contribuem diretamente na taxa de fidelidade.
Esperamos que este e-book te ajude a entender melhor sobre essa poderosa ferramenta de satisfação e que você aprenda como elaborar a sua corretamente para conquistar e fidelizar mais clientes.