O marketing de relacionamento cria uma conexão fiel e consequentemente lucrativa entre uma marca e seus clientes. Ao contrário da abordagem tradicional focada exclusivamente em vendas, um dos objetivos deste marketing é impulsionar a lealdade e seu engajamento. Por isso, neste artigo, vamos dar 5 exemplos de marketing de relacionamento para encantar seus clientes.
Nós, do ClubeBen, por sermos uma plataforma de gestão de benefícios, acreditamos que o marketing de relacionamento ajuda os negócios a ganharem mais receita e cortar despesas, mantendo os clientes engajados com a marca. Além do aumento das vendas e lucros, que é a essência de qualquer negócio comercial, relacionamentos duradouros entre a empresa e seus clientes têm inúmeras vantagens.
Como já abordado neste blog, a chave para conquistar e reter o seu cliente é a experiência de satisfação. E esta experiência do consumidor é definida pelas interações que os usuários têm com a sua marca ao longo de toda a jornada de compra, desde o primeiro contato até se tornarem clientes motivados, felizes e fiéis. O marketing de relacionamento é um bom caminho para isso. Confira!
Marketing de relacionamento: 5 exemplos
Veja agora 5 exemplos de marketing de relacionamento para encantar seus clientes!
1. Clube de benefícios
A probabilidade de fidelizar um cliente e torná-lo recorrente é muito maior quando a experiência de compra é composta por processos simples e satisfatórios. Sendo assim, uma das ferramentas de marketing de relacionamento é a oferta de um clube de benefícios.
O clube de vantagens reúne exclusividades atrativas que empresas usam para fidelizar clientes, além de atrair novos consumidores. Programas de incentivos abrangem muitas vantagens, como descontos exclusivos em diversos estabelecimentos parceiros do clube.
2. E-mail marketing
Quando o assunto é marketing de relacionamento, o e-mail marketing é, certamente, uma das ferramentas mais usadas. O conteúdo deve ser personalizado, com informações sólidas e que gerem valor para o seu cliente.
O e-mail marketing estreita o relacionamento com os seus consumidores. Afinal, eles já se dispuseram a isso, ao dar permissão aos seus e-mails. Desta forma, eles esperam receber as suas mensagens de tempos em tempos.
Aproveite para manter a marca sempre próxima dos consumidores, sempre ativa na sua lembrança. Crie uma comunicação de valor para eles, que entregue conteúdos e ofertas que sejam úteis para a sua vida. Dessa forma, o relacionamento se fortalece, assim como a imagem da sua marca.
3. Automação de Marketing
Se tratando de relacionamento, a definição de envio de e-mails ou de outro tipo de comunicação por meio da automação é essencial para manter um marketing de relacionamento eficiente.
Um exemplo é enviar e-mail aos clientes nos dias dos aniversários. A automação deste tipo de ação permite aproximar o consumidor de sua marca, podendo gerar resultados positivos.
4. Atendimento de qualidade
Conquistar a confiança e a lealdade do cliente é o principal objetivo do marketing de relacionamento. Se conquistar clientes é um desafio, mantê-los pode ser ainda mais difícil e é nessa hora que o atendimento de qualidade pode fazer toda a diferença.
Por isso, invista em treinamentos para seus colaboradores e crie padrões de atendimento que sejam empáticos e humanizados. Desta forma, toda a empresa irá agir em sintonia na hora do tratamento com o cliente e ele, com certeza, sentirá a diferença.
5. Redes Sociais
As redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa para aproximar clientes e empresas. A presença nas principais redes sociais não é mais um diferencial corporativo, mas sim, uma estratégia básica de marketing de relacionamento.
Afinal, elas devem ser encaradas como uma enorme oportunidade de as empresas divulgarem sua mensagem para uma audiência cada vez maior e, com isso, conquistar novos públicos.
ClubeBen
A plataforma de gestão de benefícios ClubeBen é a única sem limite de participantes. Intuitiva, conta com atualizações e melhorias gratuitas. Benefícios reais e customizados e entrada de novos parceiros sem custo adicional.
O ClubeBen também desenvolve projetos e parcerias customizados de acordo com seu negócio ou campanha. Fidelize e engaje seus clientes, assinantes e colaboradores com seu próprio clube de vantagens e benefícios.
A plataforma ClubeBen reúne diversas soluções. Se você quer, de uma vez só, melhorar a experiência dos colaboradores, investir em produtividade e economia para o seu RH e fidelizar clientes, tenha o seu clube!
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