O poder do clube de vantagens para sua empresa ser uma Lovemark

É possível traçar estratégias para se tornar uma lovemark. Uma destas ferramentas é criar um clube de vantagens
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Lovemark é um tipo de empresa que possui consumidores apaixonados por ela. Isso é importante, afinal, vender e satisfazer os clientes já não basta para este mercado cada vez mais competitivo.

Marcas como All Star, Apple e Coca-Cola são consideradas lovemarks e contam com legiões de fãs. Muito mais do que clientes, existe um grupo (grande) de pessoas apaixonadas por tudo que estas empresas lançam.

Para se destacar, é preciso desenvolver boas estratégias no pré e no pós-vendas, unindo planejamento, inteligência de mercado e tecnologia.

Ou seja, é totalmente possível transformar sua empresa em uma lovemark e é sobre isso que queremos falar neste artigo. 

Vamos aprofundar um pouco o termo “lovemark”, quais os três fatores essenciais para uma marca chegar neste patamar e como um clube de vantagens pode ser a estratégia perfeita para isso.

Confira!

 

Afinal, o que é LoveMark?

O termo foi usado pela primeira vez pelo gênio do marketing e da publicidade Kevin Roberts. Para o autor, lovemark se trata daquela marca que consegue se posicionar sempre como primeira opção do seu público-alvo.

Como o próprio nome indica, (love: amor; mark: marca) requer uma estratégia de marketing consistente e poderosa para unir amor e marca em um só conceito. Ou seja, para criar uma paixão desenfreada que alguns clientes têm com certas marcas.

Isso acontece quando empresas, como a Coca-Cola e a Apple, por exemplo, estabelecem uma relação tão profunda com seus clientes que chega em um ponto que o próprio produto perde a importância. Afinal, o que for para o mercado, os clientes apaixonados desejam ter.

Para esclarecer ainda mais este conceito, Kevin Roberts estabeleceu qual a principal diferença entre uma marca e uma lovemark. Para ele, você pode retirar uma marca do mercado e os consumidores encontrarão um substituto.

Contudo, se fizer isso com uma lovermark, os consumidores não aceitarão. Eles irão protestar contra a ausência dela. Tudo por conta do relacionamento sólido entre empresa e cliente, que já não é mais uma mera transação.

Como isso acontece? O nível de engajamento que uma lovemark gera é muito maior do que o de uma marca, pois além dos clientes possuírem suas demandas atendidas pela empresa, eles contribuem proativamente para destacar a marca, se sentindo parte dela.

 

Como uma empresa se torna uma LoveMark

Ainda de acordo com Kevin Roberts, uma empresa se torna uma lovemark quando consegue desenvolver estratégias que unem esses três fatores:

  • Sensualidade – Como uma marca pode ser sensual? Estimulando os cinco sentidos dos consumidores, seja por meio de seus produtos, serviços ou arquitetura do espaço.
  • Intimidade – Assim como em um relacionamento de casal, a marca que apresenta qualidade e uma comunicação bem posicionada e empática se torna mais íntima de seus clientes.
  • Mistério – Por fim, este último fator significa surpreender seus clientes, gerando sempre uma emoção inesperada nos consumidores ao conhecer sua marca.

 

Desta forma, com esses três elementos, os consumidores se encantam e se apaixonam pela empresa, todos eles virando verdadeiros fãs da marca, escolhendo-a sempre, independente do preço ou benefícios da concorrência. 

Para te ajudar a tornar sua empresa em uma lovemark, confira três dicas práticas e eficazes que, ao unir com os três fatores mencionados acima, garantem bons resultados:

 

  • Fidelidade

Não existe uma forma de se tornar uma lovemark sem focar na fidelidade de seus clientes. Afinal, para ter clientes apaixonados, eles precisam, primeiramente, ser fiéis à sua marca.

Este fator é muito importante, uma vez que manter um cliente custa menos que adquirir um novo. Inclusive, uma pesquisa feita pela Harvard Business Review mostra que aumentar 5% da retenção de clientes pode aumentar o lucro de uma empresa em até 95%.

Sem dúvidas, elevar a taxa de fidelização de sua empresa é o primeiro passo para se tornar uma lovemark. Por isso, empresas como a Brastemp, The North Face, Canon, HP, L’Occitane, Mizuno, Ray Ban, Philips e Polishop oferecem um clube de vantagens como estratégia para se tornarem uma LoveMark.

 

  • Relacionamento

Como criar conexão e proximidade com uma empresa? Para alcançar o tão desejado patamar de lovemark é preciso desenvolver o relacionamento com seu cliente. Portanto, foque em trabalhar uma comunicação assertiva em todos os momentos da jornada de compra do seu consumidor.

O relacionamento com o cliente é um fator crucial para criar intimidade. Por isso, busque entregar sempre o melhor atendimento e, assim, você já se destaca da concorrência. 

 

  • Emoção

Não há espaço para a razão em uma relação apaixonante. Por isso, é importante que sua empresa crie ações e estratégias de vendas que toquem na emoção dos seus clientes.

Deste modo, você se aproxima do fator sensual, estimulando todos os sentidos do seu público-alvo. Isso reforça a diferença que faz planejar suas campanhas. Assim, é possível considerar as sensações ativadas em cada etapa e evoluir essa relação da marca com o cliente. 

 

Clube de vantagens como estratégia para se tornar LoveMark

Conforme mencionamos, uma lovemark necessita de três fatores essenciais: sensualidade, intimidade e emoção. Para uma empresa desenvolver esses elementos e aumentar sua taxa de fidelização, o clube de vantagens se apresenta como escolha de grandes empresas.

Para se tornar íntimo do seu consumidor, você precisa estar presente e de uma maneira que ele goste, que seja sensual e surpreendente. E qual é a melhor maneira de fazer isso se não com bons descontos e benefícios? É exatamente assim que um clube de vantagens faz com que seus clientes comecem a se apaixonar por sua empresa.

Afinal, você passará a ser presente no dia a dia do seu cliente, oferecendo benefícios, descontos e suprindo demandas reais dele. Além disso, veja o que mais um clube de vantagens pode fazer por sua empresa:

  • permite maior conhecimento do seu público;
  • fortalece sua marca;
  • aumenta a taxa de fidelização;
  • apresenta um diferencial competitivo em seu setor;
  • melhora as vendas;
  • facilita o engajamento.

 

Você percebeu que esses benefícios são fundamentais para toda empresa que deseja ser uma lovemark? 

Caso queira mais informações, veja como funciona um clube de vantagens na prática e comprove como sua empresa pode subir de nível com essa estratégia.

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