Antigamente, quando o assunto era atrair e reter a força de trabalho produtiva, os benefícios para os funcionários costumavam ser negligenciados. No entanto, essa realidade tem se transformado, especialmente após a pandemia. Um exemplo disso é o crescente interesse de empresas pela adesão a algum clube de descontos, a fim de oferecer aos seus colaboradores.
Método muito famoso para fidelizar clientes, o clube de benefícios tem expandido suas fronteiras de atuação. Se antes era uma ferramenta exclusiva na relação com os consumidores, agora passa a ser um forte aliado dos Recursos Humanos (RH) de diversas organizações.
Embora o salário continue sendo importante, pesquisas indicam que cada vez mais pessoas consideram os benefícios como partes essenciais de qualquer pacote que recebam de uma empresa para a qual trabalham ou pensam em trabalhar.
Um estudo feito pela seguradora Zurich em parceria com a Universidade de Oxford mostra que 67% dos funcionários preferem ter benefícios novos ou adicionais em vez de aumento salarial. Evidentemente, bons salários são importantes, mas também bons benefícios são bem atraentes.
Importante frisar que os benefícios não são apenas desejáveis para os funcionários. Eles podem melhorar seu negócio consideravelmente. Adicionar benefícios pode aumentar a lealdade, o foco e a produtividade, a frequência e também o recrutamento.
Por que oferecer um clube de benefícios para os funcionários
Oferecer um clube de descontos para seus colaboradores é uma estratégia muito interessante, veja abaixo alguns bons motivos.
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Retenção de talentos
Muitos colaboradores deixam as empresas por encontrar melhores condições de trabalho em outros lugares. Eis aqui um tema sensível para todos os RHs, já que estes são uns de seus maiores indicadores.
Não que somente um clube de benefícios seja responsável por manter as pessoas na sua empresa. Estratégias de retenção de talentos e diminuição de turnover vão muito além disso, mas oferecer um clube de benefícios ajuda bastante.
Com melhores condições para seus colaboradores, eles vão querer ficar. Una o clube de vantagens a bons benefícios, plano de carreira e um ambiente saudável.
Vale acrescentar que o pensamento nessa área é tão importante que resulta em economia real para a empresa. Obviamente, processos seletivos custam caro. Gastos com demissões também. Perder colaboradores essenciais para o negócio, mais ainda.
Desta forma, guardadas as perspectivas, um clube de vantagens pode significar também redução de gastos.
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Competitividade no mercado de trabalho
Todo profissional de RH, principalmente nas áreas de recrutamento e seleção, sabe que não é fácil encontrar bons profissionais. Além disso, quando um candidato perfeito aparece para a vaga, ele normalmente está sendo disputado entre várias empresas que querem contratá-lo para seus times. É aqui que um clube de descontos pode fazer a diferença.
A lógica é simples: nós damos preferência para as melhores condições que nos são ofertadas. Por exemplo: você provavelmente usa mais aquele cartão de crédito que te recompensa melhor pelo uso, seja com milhas, pontos ou até um atendimento diferenciado.
Ou seja, na relação entre empresa e colaborador, se quiser ser escolhido pelos melhores profissionais, sua empresa precisa oferecer as melhores condições.
Além de benefícios flexíveis, boa comunicação e campanhas de incentivo, por exemplo, um clube de descontos chega para ser a “cereja do bolo”.
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Clima saudável na empresa
Acrescentar valor de verdade à vida dos colaboradores é uma das melhores estratégias de RH. Tanto é que são elas as maiores responsáveis por alavancar os números que medem o bom clima organizacional.
Novamente, não basta oferecer um clube de benefícios. Entretanto, investir em soluções para seus colaboradores e RH é um bom sinal para o principal trunfo de todo negócio: as pessoas que o operam.
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