Os colaboradores são o principal patrimônio de uma empresa. Neste sentido, o endomarketing é uma estratégia importante para engajar os funcionários, pois evita o aumento do índice turnover, conhecido como evasão frequente dos empregados. O endomarketing também melhora o clima organizacional e a qualidade das relações internas de trabalho.
A oferta de benefícios corporativos, por exemplo, é uma ação de endomarketing que tem sido vista como um ponto vantajoso para a empresa e seu time. Para a organização que acredita na importância do capital humano para o crescimento do negócio, oferecer um clube de vantagens como o ClubeBen é uma estratégia poderosa para engajar os colaboradores.
Ou seja, apesar do nome, o endomarketing não se resume apenas a ações de marketing. Trata-se de uma ação conjunta entre os departamentos de Recursos Humanos (RH) e de Marketing da empresa. O endomarketing precisa motivar os colaboradores, fazendo com que eles se sintam realmente importantes dentro da corporação.
Alguns dos papéis do endomarketing são:
- dar voz aos funcionários;
- valorizar os colaboradores;
- fortalecimento da cultura organizacional;
- estímulo de bons relacionamentos.
5 ações de endomarketing para os colaboradores
- Política de Cargos e Salários
Quando são contratados em uma empresa, os funcionários traçam alguns planos para alcançar novos postos a curto, médio e longo prazo dentro desta corporação. Se a empresa oferece uma política interna de cargos e salários, este colaborador vai se preparar e buscar qualificações que o façam atingir novas posições.
Quando esse plano não existe, os funcionários reduzem suas perspectivas. E, essa desilusão pode resultar em insatisfações, conflitos internos e falta de motivação para cumprir suas demandas. Por isso, criar um plano de cargos e salários é o que permite que o colaborador possa trilhar sua jornada de desenvolvimento de forma eficaz e satisfatória.
- Pacote de benefícios
Além de salário compatível, os colaboradores buscam benefícios exclusivos que garantam segurança, saúde e bem-estar. Sendo assim, saem na frente no quesito engajamento as empresas que disponibilizam um pacote de benefícios completo, inclusive estendido aos dependentes.
Os benefícios não são apenas vale-refeição ou vale-alimentação, mas descontos como cursos de pós-graduação, vale-cultura, benefícios para pets, além de vantagens exclusivas com um clube de vantagens como nós, do ClubeBen. Aliás, temos um artigo interessante com 10 dicas de benefícios para colaboradores.
- Onboarding
Já falamos sobre a importância do onboarding nesse espaço virtual. Onboarding é um processo de integração realizado com colaboradores recém-contratados por uma empresa com o objetivo de agilizar sua adaptação à cultura organizacional e métodos de trabalho. A palavra onboarding significa “embarcar” representando a ação de trazer o profissional a bordo.
Mais do que um treinamento, o onboarding é planejado para proporcionar a melhor recepção ao novo talento, incentivar sua socialização e motivá-lo desde o primeiro dia na empresa. Assim, o colaborador atinge seu potencial máximo mais rapidamente e tem mais chances de permanecer engajado.
- Reconhecimento profissional
O reconhecimento profissional é outra ação de endomarketing que atua diretamente no engajamento positivo do funcionário. Um colaborador que se sinta observado e notado pela empresa é, de fato, um colaborador muito mais produtivo. Por isso, valorizar os esforços de cada um é de extrema importância.
- Campanhas de solidariedade
Estimular, patrocinar e divulgar campanhas de solidariedade também representam um meio muito eficiente de promover engajamento das equipes. A solidariedade integra as características mais essenciais da humanidade que, quando despertadas, geram um grande envolvimento.
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