Endomarketing: estratégia para engajar colaboradores

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Os colaboradores são o principal patrimônio de uma empresa. Neste sentido, o endomarketing é uma estratégia importante para engajar os funcionários, pois evita o aumento do índice turnover, conhecido como evasão frequente dos empregados. O endomarketing também melhora o clima organizacional e a qualidade das relações internas de trabalho.

A oferta de benefícios corporativos, por exemplo, é uma ação de endomarketing que tem sido vista como um ponto vantajoso para a empresa e seu time. Para a organização que acredita na importância do capital humano para o crescimento do negócio, oferecer um clube de vantagens como o ClubeBen é uma estratégia poderosa para engajar os colaboradores. 

Ou seja, apesar do nome, o endomarketing não se resume apenas a ações de marketing. Trata-se de uma ação conjunta entre os departamentos de Recursos Humanos (RH) e de Marketing da empresa. O endomarketing precisa motivar os colaboradores, fazendo com que eles se sintam realmente importantes dentro da corporação.

Alguns dos papéis do endomarketing são:

  • dar voz aos funcionários;
  • valorizar os colaboradores;
  • fortalecimento da cultura organizacional;
  • estímulo de bons relacionamentos.

 

5 ações de endomarketing para os colaboradores

  1. Política de Cargos e Salários

Quando são contratados em uma empresa, os funcionários traçam alguns planos para alcançar novos postos a curto, médio e longo prazo dentro desta corporação. Se a empresa oferece uma política interna de cargos e salários, este colaborador vai se preparar e buscar qualificações que o façam atingir novas posições. 

Quando esse plano não existe, os funcionários reduzem suas perspectivas. E, essa desilusão pode resultar em insatisfações, conflitos internos e falta de motivação para cumprir suas demandas. Por isso, criar um plano de cargos e salários é o que permite que o colaborador possa trilhar sua jornada de desenvolvimento de forma eficaz e satisfatória.  

  1. Pacote de benefícios

Além de salário compatível, os colaboradores buscam benefícios exclusivos que garantam segurança, saúde e bem-estar. Sendo assim, saem na frente no quesito engajamento as empresas que disponibilizam um pacote de benefícios completo, inclusive estendido aos dependentes. 

Os benefícios não são apenas vale-refeição ou vale-alimentação, mas descontos como cursos de pós-graduação, vale-cultura, benefícios para pets, além de vantagens exclusivas com um clube de vantagens como nós, do ClubeBen. Aliás, temos um artigo interessante com 10 dicas de benefícios para colaboradores. 

  1. Onboarding

Já falamos sobre a importância do onboarding nesse espaço virtual. Onboarding é um processo de integração realizado com colaboradores recém-contratados por uma empresa com o objetivo de agilizar sua adaptação à cultura organizacional e métodos de trabalho. A palavra onboarding significa “embarcar” representando a ação de trazer o profissional a bordo.

Mais do que um treinamento, o onboarding é planejado para proporcionar a melhor recepção ao novo talento, incentivar sua socialização e motivá-lo desde o primeiro dia na empresa. Assim, o colaborador atinge seu potencial máximo mais rapidamente e tem mais chances de permanecer engajado.

  1. Reconhecimento profissional

O reconhecimento profissional é outra ação de endomarketing que atua diretamente no engajamento positivo do funcionário. Um colaborador que se sinta observado e notado pela empresa é, de fato, um colaborador muito mais produtivo. Por isso, valorizar os esforços de cada um é de extrema importância.

  1. Campanhas de solidariedade

Estimular, patrocinar e divulgar campanhas de solidariedade também representam um meio muito eficiente de promover engajamento das equipes. A solidariedade integra as características mais essenciais da humanidade que, quando despertadas, geram um grande envolvimento.

 

ClubeBen, o Parceiro do RH

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